quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sobre a Erudição e os Eruditos

Hoje, dia friozinho e chuvoso na Ilha da Magia, estou lendo Schopenhauer - aliás, muito bom para acompanhar um chazinho esfumaçante com biscoitos de chocolate, nos últimos dias das férias de julho...

"Entre os professores e os eruditos independentes existe, desde muito tempo atrás, um certo antagonismo, que talvez possa ser esclarecido pela comparação com aquele que existe entre os cães e os lobos.
Os professores têm, pela posição que ocupam, grandes vantagens relativas ao reconhecimento por parte de seus contemporâneos. Em contrapartida, os eruditos independentes têm, pela posição que ocupam, grandes vantagens relativas ao reconhecimento por parte da posteridade, porque esse segundo tipo de reconhecimento exige, entre outras coisas muito raras, também um certo ócio e uma certa independência.
Como demora muito para que a humanidade chegue a descobrir a quem ela deve conceder sua atenção, o professor e o erudito independente podem realizar seu trabalho paralelamente.
De um modo geral, a forragem da cocheira dos professores é a mais apropriada para esses ruminantes. Em contrapartida, aqueles que recebem o seu alimento das mãos da natureza preferem o ar livre."

"Sobre a Erudição e os Eruditos". Arthur Schopennhauer
Tradução de Pedro Süssekind
Bom esse chazinho com biscoitos, né :)

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Ivi,
Estive passeando aqui e apreciando a seleção de textos e principalmente os quadros, expressivos e bonitos. Também me detive um tempinho nas traduções, estão ótimas.

Beijos
Miguel